Imagine o cenário:
Chegou à bomba e decidiu seguir o método de pré-pagamento. Entre os montantes pré-definidos, selecionou 50€, porque até tinha algum combustível.
Começou a encher e, surpresa das surpresas, afinal tinha mais no depósito do que aquilo que se lembrava.
O contador parou nos 42€! E agora, o que faz aos outros 8 euros que pagou e já não entram no depósito?
Bem sabemos: com o aumento do preço dos combustíveis, andamos com o gasóleo ou a gasolina contados e este cenário mais parece uma fantasia do que um filme de terror!
Mas…a verdade é que os insólitos acontecem.
Então, fica a pergunta: vai buscar um garrafão de 5 litros para levar o combustível que resta ou vai perder o dinheiro?
Ou será que a tecnologia de pagamentos lhe resolve o problema?
Não se preocupe: temos a resposta neste artigo!
Atestar Depósito em Pré-Pagamento: É Possível?
A verdade é que, se um cenário deste género lhe aconteceu, o mais provável era que só quisesse atestar o depósito e, por isso, selecionou uma opção de valor alto de forma a garantir que o depósito ficava cheio.
Ou seja:
Se calhar até sabia que não ia conseguir atestar o valor máximo que selecionou, pois queria mesmo era garantir que ficava cheio e a cobrança pararia ao atingir o valor máximo.
Seja como for, isto acontece porque muitas bombas não têm a opção “Atestar Depósito” em pré-pagamento, o que acaba por ser um inconveniente.
Tipicamente, só têm valores pré-definidos, tais como:
- 10€
- 20€
- 50€
- 70€
- 100€
Ora se estiver com pressa, pode acabar por selecionar um valor alto só para garantir que atesta o depósito e, com isso, ficar nas mãos do destino.
Como Recuperar o Dinheiro?
Se ainda está a pensar na hipótese de ir buscar um garrafão de 5 litros para levar o resto do combustível, então descanse – não vai ter de o fazer.
A boa notícia é que também não vai perder o dinheiro!
Se tiver a App móvel do seu banco pode desde logo confirmar que o dinheiro gasto aparece como Pendente.
Isso acontece porque a cobrança não é final, então é como se o dinheiro ficasse cativo.
É aqui que a tecnologia entra em serviço.
É que a infraestrutura da gasolineira ainda vai comunicar com sistema de pagamentos de forma a indicar que o valor não foi totalmente gasto.
Isso significa que vai haver um acerto de contas.
Se esta situação lhe aconteceu, vai então verificar que, passados uns dias, a cobrança feita é a do valor que efetivamente colocou no seu depósito.
Por isso, pode agora acreditar: há histórias que acabam bem.
Também, era só o que faltava, ou já não bastasse tudo o que gastamos em combustível com os preços praticados atualmente.