Xiaomi SU7

Num mundo em constante evolução, a Xiaomi tem sido uma marca líder e inovadora, conhecida principalmente pelos seus smartphones, dispositivos domésticos inteligentes e uma variedade de produtos eletrónicos.

Agora, a empresa chinesa está prestes a entrar num novo território – o mercado de automóveis elétricos. E, a julgar pela amostra, o caminho será promissor.

Mais de dois milhões de pessoas seguiram o evento de apresentação ao vivo do Xiaomi SU7, que aconteceu em Pequim e que foi divulgado em plataformas como o Youtube, e a marca anunciou que as primeiras 50 mil reservas do seu primeiro carro foram feitas em apenas 27 minutos!

Neste artigo, exploramos os principais detalhes do Xiaomi SU7, como funciona, quanto custa, quando será lançado e como será possível adquiri-lo em Portugal.

1. O Que é o Carro Xiaomi SU7?

O carro Xiaomi SU7 representa a incursão ousada da empresa chinesa no mundo dos automóveis. Trazendo consigo a mesma filosofia de inovação, qualidade e acessibilidade que a tornou uma gigante da tecnologia, o carro Xiaomi promete revolucionar a indústria automóvel.

O carro Xiaomi é um automóvel elétrico que vem concorrer com as principais marcas de automóveis elétricos no mercado, nomeadamente a Tesla no Ocidente e a BYD no Oriente.

Visualmente, o primeiro carro Xiaomi, o SU7, tem parecenças evidentes com o Porsche Taycan e Panamera ou os modelos Tesla, ora veja:

carro xiaomi su7
Parecenças do SU7 com os modelos Porsche e Tesla são claras, mas não há dúvida que é um carro bonito.

No entanto, o CEO da Xiaomi, Lei Jun, afirma que o SU7 ultrapassa os dois concorrentes em diversas categorias, como por exemplo na autonomia, que no modelo Standard chega aos 700 km, enquanto o Tesla Model 3 não passa dos 567km.

Mais do que apenas um meio de transporte, a Xiaomi quer que o seu carro seja uma fusão inteligente de tecnologia avançada e design automóvel moderno.

2. Que Modelos Existem do Carro Xiaomi?

O primeiro carro Xiaomi, o SU7, virá disponível num total de 3 modelos, que bem podiam ser denominações de telemóveis, a área onde a Xiaomi é mais conhecida:

  • SU7 Standard (autonomia até 700km)
  • SU7 Pro (autonomia até 830km)
  • SU7 Max (autonomia até 800km)

Uma das principais diferenças é a autonomia, mas não é a única.

O modelo Max é o mais avançado dos 3, não pela autonomia, mas sim por utilizar dois motores, que lhe conferem um poder de aceleração maior, permitindo ir dos 0 aos 100km em apenas 2.78s.

xiaomi su7 em exposição
Modelos do carro Xiaomi SU7 em exposição.

Estes modelos vão chegar num total de 9 cores exteriores, dividias em 4 gamas:

  • Desportivos: Bay blue e Lava orange
  • Fashion: Elegant gray, Meteor blue e Glow purple
  • Luxo: Olive green e Cambrian gray
  • Clássico: Pearl white e Diamond black

Estas cores podem ser vistas abaixo, de acordo com uma fotografia tirada no evento de apresentação do carro Xiaomi ao vivo:

carro xiaomi su7 cores
Total de 9 cores do carro Xiaomi.

Adicionalmente, será ainda possível escolher entre um total de 4 tipo de interiores diferentes.

3. Como Funciona o Carro Xiaomi?

O carro Xiaomi é um elétrico com grande autonomia, que aposta forte na sua vertente tecnológica.

A Xiaomi quer que o seu carro seja mais poderoso na estrada do que um Porsche e mais tecnológico que um Tesla.

Como já vimos, o SU7 será disponibilizado em 3 modelos diferentes, sendo que já são conhecidas as principais especificações a nível de motor e baterias:

ModeloAutonomiaBateriaPotência
SU7 Standard700 km73.6 kWh294 CV
SU7 Pro830 km94.3 kWh299 CV
SU7 Max800 km101 kWh663 CV

O SU7 é um carro de 4 portas, com motor traseiro e está equipado com suspensão pneumática com amortecedores adaptativos, uma grelha ativa e uma asa traseira ativa com quatro níveis de ajuste. A empresa afirma que o coeficiente de arrasto do SU7 é o mais baixo do mundo, a 0,195.

O SU7 está equipado com um ecrã tátil de 16,1 polegadas com resolução 3K. O sistema de infoentretenimento é alimentado por um sistema-on-chip (SoC) Qualcomm Snapdragon 8295 e baseado no software HyperOS. Tem ainda sistema de assistência ao condutor, denominado Xiaomi Pilot com 16 funções.

4. Quanto Custa o Carro Xiaomi?

Os preços para o mercado europeu ainda não são conhecidos, no entanto, já foram divulgados os preços para o mercado chinês e ficou claro que a Xiaomi quer praticar valores abaixo do preço da Tesla.

Eis os valores praticados no mercado chinês e a conversão para euros:

  • SU7 Standard: 215.900 yuan (27.667 euros)
  • SU7 Pro: 245,900 yuan (31.558 euros)
  • SU7 Max: 299.900 yuan (38.432 euros)

O CEO da Tesla refere com orgulho que o modelo base “é mais barato que o Model 3” da Tesla, que é vendido na China por 245.900 yuan (31.571 euros).

5. Quando Será Lançado o Carro Xiaomi?

Apesar do lançamento na China, a data exata de lançamento do carro Xiaomi na Europa ainda não foi anunciada publicamente. No entanto, com o interesse crescente e a antecipação em torno desse lançamento, é provável que mais informações sejam divulgadas em breve.

Na China, o SU7 estará disponível para compra em 211 lojas localizadas em 39 cidades chinesas dentro de um mês, desde a compra até a entrega do veículo.

6. Como Comprar o Carro Xiaomi SU7 em Portugal?

Para os entusiastas de automóveis em Portugal, a chegada do carro Xiaomi ao mercado europeu será certamente um marco relevante, no entanto ainda não existem informações sobre o lançamento em Portugal.

Embora os detalhes específicos sobre como adquirir um carro Xiaomi em Portugal ainda não tenham sido divulgados, é provável que a empresa estabeleça canais de distribuição eficientes para atender à procura dos consumidores.

Isso pode incluir parcerias com revendedores locais, lojas online e até mesmo pontos de venda físicos em várias cidades. Se está interessado em comprar um carro Xiaomi, deve ficar atentos aos anúncios e comunicados oficiais da empresa para obter as informações mais recentes sobre disponibilidade e processo de compra.

Conclusão

Com o lançamento iminente do seu primeiro automóvel, a Xiaomi está pronta para estender sua influência além do mundo da tecnologia e deixar a sua marca no mundo automóvel.

Tanto é que o carro ainda nem começou a ser vendido e a Xiaomi já tem a intenção de lançar mais modelos de veículos elétricos no futuro. O objetivo da marca é tornar-se um dos cinco maiores fabricantes de carros elétricos do mundo dentro de um período de 15 a 20 anos.

Com uma combinação única de inovação, qualidade e acessibilidade, o carro Xiaomi promete oferecer uma experiência de condução revolucionária para os consumidores.

By Ricardo Silva

Aficionado por Tecnologia, descobriu a maravilha das Smart Homes quando equipou a sua primeira casa. E a vida nunca mais foi a mesma... *OK, Google, turn off my lights.*

Subscribe
Notify of
guest
1 Comment
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Matias
Paulo Matias
8 dias atrás

Bom artigo