Artigos

Melhor Robot de Cozinha em 2022 – Como Escolher?

Longe vão os tempos em que a Bimby era o único exemplo de robot de cozinha.

Hoje existem opções desde as mais baratas às mais premium, oferecendo todas o sonho de ter comida feita sempre da forma certa, no momento escolhido, ao mesmo tempo que liberta o “cozinheiro” para ter tempo para outras tarefas.

No meio de tantas opções, fica difícil é saber qual o melhor robot de cozinha. É isso mesmo que explicamos neste artigo!

Mas em primeiro lugar, importa perceber:

Vale a Pena Comprar Um Robot de Cozinha?

A primeira vantagem dos robots de cozinha é que, usando um robot de cozinha, poupamos muito tempo ao saber que a máquina vai parar na altura indicada e a comida não ficará queimada se tivermos algum contratempo.

Ou seja, a comida vai sair no ponto com maior regularidade!

Mas elencamos algumas das principais vantagens:

Ganhar Tempo

O robô de cozinha permite ainda decidirmos o início do cozinhado numa altura em que nos dê mais jeito, à distância de um clique, e manter quente após terminar o programa.

Com os robots de cozinha, acima de tudo ganhamos tempo, já que a vigilância sobre a cozinha é muito menor. O tempo que ganhamos, esse podemos usar da forma que melhor entendermos, mas pode fazer a diferença num dia-a-dia atarefado.

Melhor robot de cozinha 2021
Não, ainda não chegamos a este ponto – mas bem queremos!

Liberdade na Cozinha

A segunda vantagem é que quem quer inventar na cozinha, pode fazê-lo, mas quem quer usar receitas já estabelecidas, tem muito maior certeza do resultado final.

Isso significa que tanto os iniciantes na cozinha como os com mais experientes têm a possibilidade de fazer receitas novas e saborosas.  Qualquer pessoa consegue assim, fazer os pratos que quiser. Tanto os menos experientes, ao seguirem receitas passo-a-passo, como os mais experientes, ao criarem novas receitas.

Os robôs de cozinha permitem fazer o que fazemos num fogão tradicional, só é preciso perceber a sua forma de trabalhar, como aprendemos no fogão.

Poupar Dinheiro

O terceiro ponto é a poupança monetária que nos traz.

No momento atual, enfrentamos uma pandemia que nos fechou em casa e com essa pandemia veio a ideia de “vou fazer em casa aqueles pequenos prazeres que gostava de comer fora” e vou com isso poupar dinheiro a longo prazo.

Prato de comida preparado num robot de cozinha
Talvez não precise de ir ao restaurante para comer um Risoto como este…

A curto prazo, comprar um robot de cozinha pode parecer um gasto muito grande, mas a longo prazo, permite-nos poupar dinheiro ao comprarmos menos coisas já feitas. Há sempre aquelas pessoas que com os robôs se transformam em verdadeiros chefes de cozinha. 😊

Chefes de cozinha ou não, se fizermos bons pratos em casa, acabamos por gastar menos dinheiro no restaurante e ainda, podemos sempre “tirar a barriga de misérias” sem termos de sair de casa!

Então, vamos lá ao que importa…

Qual o Melhor Robot de Cozinha em 2022?

Neste artigo apresentamos-lhe algumas características diferenciadoras de cada marca de robots, para que possa escolher o que mais se adequa às suas necessidades.

Podemos separar estes robots em 3 segmentos de preços:

  • Até aos 500 euros (os mais económicos)
  • Dos 500 aos 800 (segmento intermédio)
  • Mais de 800 euros (gama alta)

Nesta primeira parte do nosso especial sobre robots de cozinha, apresentamos-lhe os melhores robots de gama alta.

Preparado para escolher o seu próximo robot de cozinha? Então vamos lá!

Gama Alta – Acima de 800€

No segmento mais caro, temos 5 marcas – 2 alemãs, 2 francesas e 1 inglesa, por ordem:

  • Vorwerk (Bimby)
  • Bosch
  • Moulinex
  • Magimix
  • Kenwood

Vamos então olhar, um a um, para os vários robots de cozinha de cada uma destas marcas. A começar pela Vorwerk (Bimby), que tem várias opções.

Vorwerk – Bimby TM31, Bimby TM5 e Bimby TM6

A Bimby é a marca mais conhecida em Portugal devido à estratégia de negócio através de agentes, muito baseada no “passa a palavra” e também graças à aposta na comunidade de utilizadores. Esta comunidade foi crescendo ao longo do tempo e é hoje o seu maior ponto forte.

Por um lado, quem a tem, geralmente recomenda-a, e a própria marca promove que os compradores possam ser eles mesmo vendedores do produto. Por outro lado, permite a incorporação de receitas próprias na comunidade, de forma mais fácil, nomeadamente receitas não testadas, o que permite um número de receitas muito superior ao das outras marcas.

O facto de quem usa a Bimby se poder tornar “agente”, vender e ter um rendimento com isso, permite que os compradores se tornem “evangelizadores” da marca, levando a um enorme e natural crescimento da comunidade.

Muitas pessoas que querem um robot de cozinha, por desconhecimento nem procuram outras marcas – como é fácil encontrar alguma pessoa que tem Bimby, a quem se possa pedir feedback, acaba-se por comprar essa sem ver outras opções.

O facto de permitir incorporar receitas dos utilizadores é também um ponto em que ganha seguramente à competição, tendo a comunidade de receitas já mais de 60000 receitas. Embora só uma parte mais pequena das receitas constitua receitas “comprovadas”, o número de receitas no total é superior a qualquer outro robô.

O Plano Cookidoo dá acesso a um número de receitas muito maior que os outros robôs, mas também é o único serviço de receitas com mensalidade/anuidade, sendo os dos outros robots, gratuitos.

robot de cozinha bimby
Bimby TM6 é o mais recente modelo da marca.

A bimby TM5 e a TM6, com a conectividade ao portal de receitas através de uma pen, permitem rapidamente selecionar uma receita para os favoritos, que é automaticamente associada ao robot, aparecendo todas as indicações passo a passo no visor do robot.

Permite ainda fazer uma lista de refeições semanal, com a opção de obter uma lista de compras para essas refeições, podendo assim comprar apenas os ingredientes necessários, diminuindo o desperdício.

Como ter acesso às receitas da Bimby?

Para ter acesso às receitas pode-se comprar os livros (há 1 ou mais livros que vêm gratuitamente com a máquina quando é comprada) ou então, no caso da TM5 e TM6, usar uma pen USB que dá acesso a todas as receitas guiadas integradas com o Cookidoo, a plataforma que contém as receitas.

A subscrição do Plano Cookidoo tem um custo de 36 euros/ano ou 3,99 euros/mês.

Outras informações:

Os acabamentos são bons, as peças têm grande durabilidade e é um robot robusto e fiável, como é típico nas marcas alemãs.

O facto de ser um robot com uma só lâmina para as funções de panela faz com que ao contrário dos robots de troca de lâmina, comidas mais delicadas fiquem mais desfeitas.

O formato da panela, cónico permite a pulverização eficaz de vários alimentos, sendo uma melhor opção para fazer farinhas do que os robots com panela de formato cilíndrico.

A conexão da Bimby com o smartphone e com o Cookidoo é apenas ao nível das receitas e gestão do dia-a-dia das mesmas, sendo necessário controlar os passos da máquina através do ecrã touch. Isto poderá ser uma desvantagem em relação à Cookeasy+ da Kenwood, em que a máquina é totalmente controlada a partir de um smartphone.

Lá fora a Bimby chama-se Thermomix e é possível encontrar também reviews e receitas usando esse nome na pesquisa do Google ou através do site oficial.

Como Comprar um Robot de Cozinha Bimby?

A única versão à venda é sempre a mais recente, sendo que as anteriores apenas poderão ser adquiridas usadas. Para comprar a Bimby é necessário agendar uma demonstração com uma agente bimby, o que para algumas pessoas pode ser um ponto a favor, e para outras, não. No site da Bimby poderá encontrar todas a informações sobre este robot e agendar uma demonstração.

Preços habituais:

  • Bimby TM6 – 1299 €

Magimix – Magimix Cook Expert e Magimix Cook Expert XL

Porque Comprar Um Robot de Cozinha Magimix?

A Magimix não é muito usada em Portugal, uma vez que é uma marca menos conhecida e o preço é elevado. É mais usada em França mas muito apreciada por chefes de cozinha internacionais.

É apreciada por cozinheiros profissionais pela sua robustez, durabilidade e pela qualidade das comidas que elabora, já que é o robot em que o resultado final parece mais profissional.

Tem um motor com 30 anos de garantia, o que é uma grande vantagem para quem quer um equipamento fiável e duradouro e nesse sentido, é melhor opção comprar para um restaurante uma Magimix do que uma outra marca como Bimby, já que o investimento a longo prazo é muito superior com outros robots que possam avariar ao fim de poucos anos.

Robot de cozinha da magimix
Magimix Cook Expert é muito popular entre chefes profissionais.

Tem a possibilidade de se usar um extrator de sumos, um espremedor de citrinos e discos para cortar e espiralizar legumes, ralar queijo etc, pelo que é o robot mais completo (no caso de se comprarem os equipamentos opcionais), podendo substituir realmente várias máquinas.

Por esse motivo, é útil não só para cozinhar como também para preparar os alimentos, por exemplo para sopas, saladas, outros pratos com vegetais e ainda sumos naturais. É também possível cortar legumes em cubos para uma Juliana, por exemplo, ou fatiar enchidos.

Tem vários compartimentos e é possível usar simultaneamente mais do que um, pelo que pode ser útil no caso de por exemplo se querer preparar molhos diferentes.

Está disponível em 3 cores:

  • Preto
  • Vermelho
  • Cromo

Os acessórios de cozinha a vapor são em INOX.

Em termos de formato e tipo de lâmina é semelhante à bimby e portanto tem os meus inconvenientes e vantagens em relação aos robots de troca de lâmina e formato cilíndrico.

Tem integração com uma app gratuita com centenas de receitas comprovadas e ainda um livro disponibilizado gratuitamente na compra do robot, com cerca de 300 receitas.

Magimix ou Bimby?

No site Lecuine encontra-se uma tabela comparativa entre a Bimby TM5 e a Magimix Cook Expert, que deixamos abaixo:

comparação entre magimix vs bimby
Comparação entre Cook Expert e Bimby TM5. Fonte Lecuine

Onde comprar?

Em Portugal é vendida pela Le Cuine e é no seu site oficial que se encontram todas a informações sobre este robot.

Preços habituais:

  • Em Portugal apenas está à venda a  Magimix Cook Expert – 1200 euros
  • Em França está à venda a Magimix Cook Expert XL – 1400 euros

Kenwood –  Cookeasy+

A Kenwood tem 3 robots do tipo multifunções e outra gama de robots com melhores funções de pastelaria.

Dos robots multifunções, 2 pertencem ao segmento médio de preços (Kcook multi e Kcook multi smart) e 1 ao segmento alto, o robot Kenwood Cookeasy+, lançado em 2019 na França que chegou a Portugal no Outono de 2020.

Porque comprar a Kenwood Cookeasy+?

A Kenwood tem uma comunidade menor que a Bimby, com menos receitas, sendo possível obter receitas a nível internacional através da App KenwoodWorld ou do próprio site da Kenwood e a nível nacional, através dos livros da Kcook Multi ou de blogues pessoais e grupos do facebook onde é possível encontrar dicas e receitas.

Não sendo a marca com maior comunidade em Portugal, é a marca que oferece os robots de base mais completos e a um preço inferior a 1000 euros, tendo todos os seus acessórios incluídos (ao contrário da Magimix).

Ao contrário da Bimby, a Cookeasy (assim como a Kcook) é um robot de troca de lâmina – tem uma lâmina para picar, um acessório para mexer e outro para bater.

A diferença de usar uma lâmina para uma função de varinha ou de picadora e um acessório de mistura para outras situações, nomeadamente refogados e pratos mais típicos de panela é que os alimentos, mesmo alimentos mais delicados, neste tipo de robot se mantêm intactos, enquanto na Bimby ficam mais desfeitos.

O formato cilíndrico é uma desvantagem para a pulverização, conseguindo pulverizar apenas pequenas quantidades e requerendo um maior esforço do motor. No caso de ser essencial fazer farinhas, recomenda-se usar uma liquidificadora ou moinho como apoio, uma vez que são máquinas de baixo custo e servem perfeitamente para essa função.

As grandes vantagens da Cookeasy e outros robots da Kenwood são o direct prep, um braço articulado que permite cortar legumes, ralar queijo etc, diretamente para a taça ou para um recipiente externo, a capacidade de atingir temperaturas de 180º, que permite fritar, sendo a única marca que permite isso, temperaturas reguláveis de grau a grau até aos 180º e o sabor final da comida, vulgarmente descrito como sabor a “comida na panela tradicional”.

melhor robot de cozinha em 2022 - será a Kcook
Esta é a nova Kenwood Cookeasy+, que chegou a Portugal no final de 2020.

Este é o robot mais prático para as refeições diárias, uma vez que auxilia muito na preparação de sopas e saladas, permite fritar, nas refeições de panela, não desfaz os alimentos e o sabor obtido na confeção dos alimentos é um sabor tradicional de tacho.

A integração com a app é diferente da ligação da bimby ao Cookidoo, sendo que se pode dar indicações à maquina sem estar no mesmo local. No caso da bimby a conexão é apenas ao nível das receitas e gestão das mesmas, sendo necessário controlar a máquina através do ecrã touch. Isso significa mais tempo livre com a Cookeasy+, uma vez que é possível estar noutra divisão a controlar a máquina recorrendo a um smartphone ou tablet.

A cookeasy+  foi lançada em França em 2019 e chegou no final de 2020 a Portugal, já estando as suas receitas parcialmente traduzidas para português.

Ou seja, enquanto as receitas da Kenwood já estão traduzidas, as dos bloggers ainda não.

O livro de receitas em França é enviado juntamente com a máquina aquando da compra, mas em Portugal ainda não está a ser enviado.

Cookeasy+ ou Kcook?

As diferenças da Cookeasy+ para a Kcook Multi e Kcook Multi Smart são:

  • Balança integrada – na Kcook Multi Smart vem uma balança mas não é integrada e na Kcook Multi não vem a balança e é preciso preencher um formulário no site da Kenwood para receber a balança e uma lâmina especial (Maxblade)
  • Uma pega extra na panela, que facilita o manuseamento do robot de cozinha
  • Braço do direct prep mais curto – evita problemas de congestão de legumes na saída
  •  Conectividade Wi-fi com a App KenwoodWorld (também presente na Kcook Multi Smart)
  • Visor Touch
  • Menor número de programas acessíveis por botões, sendo alguns deles usados através da app

Onde comprar?

Em Portugal é apenas vendida pelo site da kenwood e é lá que se encontram todas a informações sobre este robot.

Preços habituais:

  • Kenwood Cookeasy+ – à venda no site –  998,99 €

Moulinex – i-companion, i-companion xl e i-companion Touch XL

A Moulinex é uma marca já bem estabelecida em Portugal, também bastante conhecida, sendo que podemos encontrar os seus robots em qualquer superfície comercial que venda equipamentos elétricos para a cozinha.

Tem uma comunidade de receitas menor que a Bimby mas ainda assim bastante considerável, com uma app com mais de 500 receitas e várias receitas de pratos nacionais. É uma marca fiável, com produtos de boa qualidade, sendo que as opiniões de quem compra robots desta marca são positivas. É, a par com a Kenwood o maior concorrente da Bimby a nível nacional, tendo produtos igualmente bons, mas a melhor preço.

robot de cozinha Moulinex - i-companion - utilização com a App
Moulinex – i-companion.

Nas últimas inovações que trouxe, o i-companion XL e a i-companion Touch XL passam a trazer, ao contrário da i-companion e modelos mais baratos, acessórios para cortar legumes e ralar queijo, à semelhança da Kenwood, no entanto como não tem o direct prep, que existe apenas na Kenwood, os legumes só poderão ser cortados para dentro da taça e não para o exterior.

Em termos de temperatura não atinge, assim como os restantes robots, os 180º da Kenwood, mas atinge 150º controláveis, contra os 100º controláveis e 120º de temperatura máxima da Bimby.

O i-companion Touch Xl ainda não existe em Portugal. O i-companion XL tem como diferenças relativamente ao i-companion, o maior número de acessórios (cortar e ralar) e a maior capacidade útil da taça.

Como se trata de um robot de troca de lâmina e formato cilíndrico, é semelhante aos da Kenwood e portanto, tem a vantagem de não desfazer os alimentos tão facilmente como a Bimby, mas por outro lado ter dificuldade em pulverizar, sendo recomendado usar uma liquidificadora ou moinho à parte para essa função.

A conexão à app é por Bluetooth, ao contrário da Kenwood, em que é por wi-fi, mas permite adicionar receitas próprias, ao contrário da Kenwood que limita essa funcionalidade, permite ainda criar livros de receitas, sendo por esse motivo uma app mais funcional que a app da Kenwood.

Onde Comprar?

À venda em várias superfícies comerciais. Algumas delas estão indicadas no site da Moulinex.

Preços habituais:

  • Moulinex i-companion – 899 €
  • Moulinex i-companion xl – 999 €
  • Moulinex i-companion Touch XL – 1300 € – Não vendido em Portugal

Bosch – Bosch Cookit

Lançado em Junho de 2020, é o robot mais recente e mais tecnológico de todos. Produzido pela marca Alemã, é a primeira aposta da marca Bosch em robots de cozinha, fazendo parte da sua estratégia de criação de dispositivos para smarthomes.

robot de cozinha Bosch Cookit
Bosch Cookit .

Infelizmente ainda não está à venda em Portugal.

Onde comprar?

A Bosch Cookit não está ainda à venda em Portugal, apenas no site alemão da Bosch

Preços habituais:

  • Bosch Cookit – 1266 €

Para ficar a par de todas as novidades e oportunidades deste mercado, continue a acompanhar o Tekaki.

Perguntas Frequentes

Qual é o melhor robot de cozinha?

O melhor robot de cozinha para si vai depender da suas necessidades e de quanto está disposto a gastar.

Existem excelentes opções no mercado com preços mais baixos, como é o caso do robot de cozinha do Lidl, o Monsieur Cuisine Smart, que pode ser comprado por 449€ e é uma excelente opção para o preço, contando com controlos por voz, ecrã tátil para um acompanhamento mais fácil, entre outras funcionalidades.

Se estiver disponível para ir para valores mais altos, um robot de cozinha pode facilmente ultrapassar os 1000€, como é o caso da última versão do robot de cozinha da Bimby, a Bimby TM6.

Como escolher um robot de cozinha?

Tudo depende das funcionalidades que mais valoriza e do valor que tem disponível. Quando compra uma Bimby vai pagar muito mais, mas também está a pagar por um produto mais maduro e com um apoio da comunidade extraordinário, o que lhe permite ter uma quantidade de receitas disponíveis impressionante. Outros dos robots de gama alta podem competir e até superar a Bimby em características técnicas, mas podem falhar nesse aspeto.

Essa é simultaneamente uma das vantagens do robots de Cozinha como o do Lidl que, por um preço mais baixo, permite replicar as receitas da Bimby. Isso é possível porque os seus componentes, desde a panela à varoma, são muito semelhantes aos da Bimby, o que torna mais fácil seguir as mesmas receitas. E claro, por um custo mais baixo.

One thought on “Melhor Robot de Cozinha em 2022 – Como Escolher?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.